Quem não gostaria de ter uma casa prática, em todos os sentidos? Prática de arrumar, prática de limpar, prática de desfrutar… Todos nós, certo?
Para que isso aconteça, basta pequenos ajustes na sua decoração et voilá – uma Casa Funcional e Confortável, para si e para a sua família. Quer melhor?
1. Espaço vertical
Tire vantagem do espaço vertical, ou seja, das suas paredes. Coloque prateleiras e armários nas divisões mais pequenas e harmonize com a restante decoração. Poderá intercalar com molduras com fotos ou mesmo quadros e elementos decorativos. Vai ficar o máximo!
2. Separação do trabalho do lazer
Em casas funcionais, não há misturas! Ou seja: trabalho é trabalho, conhaque é conhaque. Nesse sentido, divida as zonas de ócio com as de estudo ou trabalho. Já sabe, é proibido trabalhar na mesa da sala de jantar ou na cozinha. Se a casa for pequena, e não tiver espaço para escritório, pense naquele cantinho, na sala ou no quarto onde poderia colocar uma secretária. Encontrou?
3. Caixas e caixinhas
Quem tem crianças sabe… Brinquedos pelo chão da sala, na cozinha, no quarto, no terraço… Everywhere. Qual a melhor maneira mais fácil de os arrumar? Tendo caixas em todas as divisões, simples assim! Não têm de ser só caixas, podem ser cestos, baús, puffs com arrumação, gavetões and so on.
4. Entryway Closet
Um dos must haves de uma casa funcional é um closet no hall de entrada. Não precisa de ser um armário fechado com imenso espaço e divisórias, bastam cabides e prateleiras de parede com espaço para malas, casacos e calçado. Acredite, vai facilitar-lhe a vida e fica tãooo bonito!
5. Mobiliário Funcional
E claro, como não podia deixar de ser, apostar em mobiliário funcional e versátil como forma de otimização do espaço. Já ouviu falar nas Murphy Beds? Camas que se podem dobrar quando não estão a ser utilizadas? Ideais para hóspedes. E os Cloffices? Um escritório que cabe dentro de um armário? TOP!
6. Go minimal
Para uma casa ser prática e organizada, all the time, tem de seguir a regra do “menos é mais”. Nesse sentido, evite tudo o que seja acessório e não essencial, claro que não é deixar de ter elementos decorativos, mas, sem exageros!
7. Materiais de fácil manutenção
Pedras, madeiras, vidro, têxteis facilmente laváveis… Esta é uma das regras de ouro em casas práticas e funcionais.
Alcatifas, tapete de sarja, metais, elementos em pele ou com pelo, são muito bonitos, mas na hora de manter, complicam tudo. Pense nisso antes de comprar!