Decoração Montessori: como aplicar
A Decoração Montessori é pensada exclusivamente para crianças e faz parte das grandes tendências de decoração do momento. Siga todas as dicas que lhe damos neste novo artigo de Blog!
Mobiliário baixinho, brinquedos, texturas… A Decoração Montessori é pensada exclusivamente para crianças e faz parte das grandes tendências de decoração do momento.
Idealizado pela pediatra italiana Maria Montessori, o método montessoriano prioriza a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento natural dos mais pequenos.
Aqui, tudo deve ser pensado à medida das crianças, ou seja, “em ponto pequeno”, de forma a criar um ambiente mais favorável ao seu crescimento e para que possam explorar o espaço com mais liberdade e sem depender (tanto) da ajuda dos adultos.
E como podemos ter uma casa que estimule essa metodologia?
Simples. Siga todas as dicas que lhe damos neste novo artigo de Blog!
1) Camas Baixas
A escolha da cama é um dos passos mais importantes na decoração Montessori. A cama deverá ser no chão, para que o seu filho consiga deitar-se e levantar-se da cama facilmente e em segurança.
Seguindo este modelo, já há muitas opções no mercado: camas em forma de casa, de tenda, de carro… Simplesmente adoráveis!
2) Espaço para Brincar
Outra das regras básicas da decoração montessoriana é a de haver espaço para a brincadeira. Neste sentido, o minimalismo deverá ser priorizado. Em termos de brinquedos/livros, selecione apenas o que o pequeno gosta e usa habitualmente. Estes devem ser, igualmente, à sua altura ou em prateleiras onde consigam chegar. Quem resiste a uma cozinha em miniatura? Nós não!!!
3) Móveis “à mão de semear”
Mesas e cadeiras, estantes, prateleiras… Todo o mobiliário deverá ser em madeira ou plástico – sem portas e gavetas – e deverá ser instalado à altura dos olhos dos pequenos, para que sejam de fácil acesso e visualmente apelativos.
Aquando a compra dos móveis certifique-se dos que são adaptáveis ao seu crescimento.
4) Diferentes texturas
O espaço onde a criança brinca habitualmente deverá ser forrado a tapetes e almofadas, preferencialmente com diferentes texturas. O objetivo é que a criança se sinta o mais confortável possível e que possa gatinhar, andar descalça, rebolar… Sem se magoar!
Escolha têxteis laváveis e o mais macios possível. Atenção aos tecidos que possam causar alergias!
5) Cores para que vos quero
Paredes, têxteis, elementos, brinquedos e móveis com cor, por favor!
Ambientes coloridos criam sensações e estimulam a criatividade, nesse sentido, as cores são muito bem-vindas na decoração montessori.
Apenas um cantinho colorido do quarto ou duas paredes com formas geométricas são algumas opções a considerar!
6) Espelho meu, espelho meu
Os espelhos são também elementos fundamentais neste tipo de decoração, na medida em que estimulam o reconhecimento da criança e fomentam a aprendizagem dos movimentos refletidos no mesmo.
Invista num espelho à sua altura e com barra. Muito importante: não esquecer, de forma alguma, em fixá-lo à parede!
7) Cabanas e cabaninhas
As tendas infantis são, igualmente, um must have nesta metodologia decorativa! Nelas, a criança pode ter um espaço só seu para brincar, ler ou mesmo dormir. Aposte em colocar almofadas, mantas e tapetes no seu interior… e também alguns brinquedos, os garotos vão adorar!
A versatilidade das mesmas permite ainda que possam ser colocadas em qualquer divisão da casa. TOP!
SuperDica Decoração e Design para aplicação do método Montessori
Num ambiente com elementos ao alcance das crianças, a principal preocupação dos pais deverá ser a segurança. Deixamos-lhe todas as recomendações:
- Fixar tudo às paredes (mobiliário, prateleiras, espelhos…);
- Escolher móveis com quinas arredondadas ou proteger as mesmas;
- Tapar tomadas ou o acesso a fios elétricos;
- Retirar os vidros aos quadros;
- Instalar barras fixas na parede ou nos espelhos.